destaque02

destaque04

Ferramenta-para-gerenciar-as-obrigacoes-do-dia-a-dia-do-Sindico

O Síndico é um Gestor Condominial e tem sob sua responsabilidade uma série de atribuições relacionadas com o dia a dia do condomínio.

Estas atribuições envolvem diversas áreas, onde

as principais são:

  • Obrigações legais do condomínio;
  • Financeiro e tesouraria;
  • Gestão de pessoal;
  • Manutenção predial;
  • Gestão de conflitos.

Cada uma das áreas acima tem um conjunto de atividades que necessitam serem executadas periodicamente. Algumas para o atendimento das exigências legais e contratuais, outras como determinações internas do próprio condomínio.

É fundamental que o síndico conheça todas estas obrigações e, sempre que necessário, tome as providências necessárias para cumpri-las. Do contrário o síndico poderá responder por falha ou omissão e poderá ser acionado, inclusive judicialmente por isso.

Como o síndico pode gerenciar tantas coisas e não esquecer?

Foi pensando nisso que criamos um instrumento denominado checklist, que ajudará você na gestão 360° do dia a dia do condomínio.

O nosso checklist possui todas as atividades que devem ser executadas periodicamente. Para cada uma delas, elaboramos o respectivo detalhamento, com as principais orientações e evidências que devem ser observadas.

check-list-moviva

Vamos a um exemplo da atividade que trata do item Seguro Condominial, cujos atributos são:

  • Classe – Documentos técnicos periódicos;

Atividade – Contratar o seguro condominial.

Orientações – Faz parte das atribuições do síndico a contratação do seguro condominial e sua contratação é obrigatória por lei, segundo artigo 1.346 do Código Civil.

  • Evidência – Apólice de seguro condominial com respectiva data de vigência;

Norma ou Recomendação Técnica - Decreto-Lei 73/1966 (artigo 20), da Lei 4.591/1964 (artigo 13) e do Código Civil (Lei 10.406/2002, artigos 1.346 e 1.348, inciso IX);

  • Periodicidade – Anual

Neste exemplo podemos dizer que a “Apólice do Seguro” será a evidência que resulta da execução da atividade “Contratar o Seguro Condominial”. Esta atividade deve ser executada uma vez por ano. Porém, é fundamental que a atividade de contratar o novo seguro seja iniciada antes da data de vencimento da Apólice para que o patrimônio do condomínio não fique descoberto.

Como utilizar na prática?

O primeiro passo para você utilizar o nosso checklist é fazer uma revisão de quais atividades não se aplicam a seu condomínio, fazendo a exclusão das mesmas.

Isso feito, atualize dos itens que já foram realizados, cuja data de vencimento sejam mais que 45 dias contados da data atual.

Como terceiro passo inicie a execução de todas as atividades pendentes. Inicie pelas mais importantes.

Depois, disso basta você fazer uma verificação mensal do checklist e iniciar a execução de todas as atividades que estejam por vencer nos próximos 45 dias.

Acreditamos que com o nosso checklist você terá tudo sob controle e dificilmente um item irá ser esquecido ou negligenciado. Faça bom uso!

 

Notícia Patrocinada por: MOVIVA Gestão Orientada por Processos

Categorias 

lateral09

lateral14

lateral16

Scroll to top