destaque02

destaque04

Considerado pelos síndicos uma dor de cabeça em potencial no condomínio, os portões automáticos necessitam de consertos periodicamente devido às constantes panes em seu sistema. Há muitos relatos em que carros são prensados pelo portão, acarretando prejuízos ao condomínio, responsável, na maioria das vezes, por arcar com os custos de reparo do automóvel e do portão.

Podemos dizer que o portão do condomínio é um dos equipamentos que mais trabalha todos os dias!

Em alguns empreendimentos, ele pode ser aberto e fechado mais de mil vezes ao dia. Além de ser algo que está em constante uso, ele estar em bom estado é crucial para a segurança do condomínio como um todo.

O equipamento surgiu para dar rapidez e autonomia à entrada e saída dos moradores do condomínio.

Seja através de um controle, sensor no carro ou dispositivo de senha ou biometria, é possível acionar o portão da garagem para que o mesmo se abra, permitindo a passagem do veículo, e se fechando em seguida, sem que ninguém precise sair do seu carro, ou do seu posto de trabalho.

  • Dicas: 

- Certifique-se de que o portão instalado no condomínio comporta as necessidades de uso.
- Contrate empresa reconhecida e realize as manutenções preventivas.
- Em ocorrências de panes e consertos frequentes nos portões, avalie a possibilidade de um contrato permanente de manutenção para facilitar a resolução de problemas em casos de emergências.
- É recomendado o uso de controles automatizados.

  • Qual o portão mais adequado para o condomínio?

O motor deve ser compatível com portão e a frequência de uso.

O maior causador de problemas para o uso do equipamento é o subdimensionamento do motor – que muitas vezes pode ter sido entregue de maneira errada pela construtora.

  • Compatibilidade

A potência do motor deve estar de acordo com o peso do portão, com o número de ciclos de abertura e fechamento e compatível com as necessidades do condomínio.
Importante avaliar as necessidades de casa condomínio para não gerar desgaste das peças e menor tempo de uso do motor.

  • Agilidade

Para mais segurança e agilidade de abertura e fechamento do portão, deve ser levado em conta ao adquirir um novo equipamento, a velocidade dos ciclos do portão, o tipo de motor e da estrutura do portão.
No mercado, hoje existem modelos super-rápidos de portões automáticos.

  • Tipos de portões

A escolha depende de fatores como espaço físico, clima, "vento" e estética do empreendimento.

Portões basculantes são os mais indicados por serem mais seguros e confiáveis, com a possibilidade de velocidade de abertura maiores. Porém, é aconselhável sua utilização em aéreas cobertas.

É o tipo de portão que abre para cima, com um eixo horizontal através de polias e guias laterais. Apesar de ser o mais comum em condomínios, pois ocupa menos espaço, precisa de muita atenção. O equipamento deve estar com a manutenção preventiva em dia, com peças bem lubrificadas e os cabos em boas condições. Apesar de trabalhar contra a gravidade, o peso do portão tem pouco a ver com o seu bom funcionamento, já que trabalha com a ajuda de contrapesos. Se for feito de material pesado, mas tiver um motor compatível, o sistema funcionará normalmente.

Portões deslizantes, considerado um equipamento que dá menos problemas para o condomínio, mas precisa de manutenção preventiva constante, como os outros tipos, e seu uso deve estar de acordo com as especificações do portão. Também obtêm velocidades de abertura rápidas, podem ser de uso externo e por esse motivo sua manutenção exige um pouco mais de cuidado.

Portões pivotantes tem abertura feita por meio de um eixo central e vertical, sustentado por pivots, pelos quais o portão gira. Acontece que, muitas vezes estes pivots não são suficientemente fortes para sustentar e manter o portão no prumo. Assim, a estrutura do portão deve ser reforçada e os pivots devem conter rolamentos. Por causa disso, esse tipo de portão é o menos indicado para condomínios, já que o abrir e fechar constante causam maior desgaste, não sendo recomendados para condomínios, pois possuem um índice de manutenção elevado, mas se não houver opção, deve-se pelo menos buscar um fabricante com um projeto coerente para que a manutenção seja a menor possível.

Portão guilhotina é a opção onde não se tem espaço para bascular ou deslizar o portão, a velocidade de abertura é intermediária, pois o percurso do portão é o dobro do de um portão basculante.


Dica: portões fabricados com materiais mais leves geram menos desgaste ao sistema de automação e também na mecânica do portão. Para locais com ventos fortes e frequentes é aconselhável o uso de portões vazados.

Sendo os portões automáticos, um dos equipamentos mais utilizados todos os dias no condomínio, é fundamental:

  • contar com uma boa empresa de manutenção,
  • manter sempre os trilhos do portão limpos,
  • observar se o tempo de abertura e fechamento do portão são constantes. Caso haja alguma alteração, acionar a empresa de manutenção: o portão não deve apresentar trepidação ou barulho de repente
  • se o equipamento passar a apresentar curtos-circuitos, vale verificar as condições da fiação,
  • se portão da garagem seja utilizado para entrada e saída de pedestres – seja de funcionários ou de moradores com seus animais – deve-se deixar o equipamento fazer seu ciclo completo,
  • quando houver dois carros seguidos, a mesma postura deve ser adotada: deve- se esperar o ciclo do portão se completar, antes de abri-lo novamente.

Não é normal que o equipamento apresente necessidade de manutenção mensal, se isso acontece, peça para a empresa de manutenção um check up completo do equipamento.

Manutenção

A manutenção preventiva é crucial para que a vida útil do equipamento se prolongue. Uma boa empresa de manutenção de portões é fundamental.

Os funcionários também podem e devem colaborar mantendo os trilhos limpos, observando se o tempo de abertura e fechamento permanecem sempre constantes. Além disso, os funcionários devem colaborar não utilizando a garagem como entrada e saída de pedestres. Caso isso seja necessário, deve-se deixar o portão completar seu ciclo, e não deixando-o aberto apenas o suficiente para que o pedestre saia. O mesmo vale para quando um segundo carro se aproxima do portão ainda em fechamento, o correto é esperar o fechamento completo para abrir o portão novamente.

O cuidado com a fiação do sistema e verificar se os fios estão em boas condições periodicamente é necessário.

O mau uso do portão está diretamente relacionado à conservação. O acúmulo de problemas, às vezes, acaba condenando o equipamento e sua automação. Por isso, o ideal é que se faça manutenção preventiva mensalmente, a exemplo do procedimento de elevadores.

Manutenções preventivas saem mais barato do que uma manutenção corretiva, pois verificam as lubrificações e os ajustes mecânicos necessários.

Segurança e Conforto.

Os condomínios contam com grades, muros, porteiros eletrônicos e outros tantos equipamentos de segurança. Porém o destaque fica por conta dos portões automáticos, que contam com sistemas essenciais para garantir segurança e acessos somente a moradores com a vantagem de acesso sem se precisar sair do veículo. Os demais benefícios vão depender da escolha da automação, que pode garantir um maior conforto e a segurança.

Existem muitos fabricantes e também diversos modelos de automação no mercado, alguns somente abrem e fecham o portão, enquanto outros interagem com o usuário, fecham imediatamente após passagem do veículo e também funcionam na falta de energia. A escolha correta do sistema é o que vai definir se o usuário terá o conforto do uso ou a dor de cabeça do mau funcionamento.

Optar pela automação é uma opção muito inteligente, além de automático, o portão pode ter a comodidade de um sistema como sem parar SEM PARAR; com uma tag no para-brisa, o sistema lê e reconhece o cadastro no banco de dados e abre o portão automaticamente, registrando a hora da entrada e de qual unidade é o veículo.

Notícia Patrocinada por: Mais Comercial - Portões Automáticos e Controles de Acesso - Agende uma visita! Fale com um consultor online - Clique AQUI

 

 

Categorias 

lateral09

lateral14

lateral16

Scroll to top