destaque02

destaque04

Expanso-de-varandas-em-condomnios

Aumentar a unidade possibilitando mais iluminação e ventilação, mais espaço e ainda a valorização do imóvel é o sonho de muitos moradores de condomínios no Brasil. Mas, para a realização deste sonho existe um longo caminho a ser percorrido e para alguns condomínios esta vontade pode se tornar um problema ou não ser viável.

Para a realização do projeto é preciso listar diversas situações e a primeira delas é a possibilidade de expansão do condomínio. Ou seja, é preciso verificar se o condomínio possui mais área para ser construída, se está sobrando algum metro quadrado para ser adicionado ao condomínio.

Outro ponto que deve ser avaliado é a estrutura do condomínio. Nem todos os condomínios possuem disponibilidade de receber adequações e mais peso em sua estrutura.

Para a expansão de varandas em condomínios também é preciso da aprovação de todos os condôminos, independente de sua situação atual no condomínio. Geralmente, este é o maior problema para a viabilização da obra.

Mas, quando a obra é aprovada no condomínio, a recompensa é certa! O aumento do metro quadrado da unidade pode trazer grandes vantagens como a valorização do imóvel, por exemplo.

Lembrando, que não é possível estabelecer um prazo para a duração deste tipo de projeto. O motivo é a complexidade da obra, o dinheiro disponível, burocracias diversas na prefeitura e qualquer outra situação que possa surgir ao longo do caminho.

Veja abaixo as principais medidas a serem adotadas para a expansão da varanda em um condomínio:

Projeto

Definir qual será a empresa responsável pela execução do projeto de expansão da varanda. Ela deve ser de engenharia ou arquitetura e deve realizar toda a análise do terreno e se ainda existe algum potencial construtivo. Vale lembrar que a expansão em condomínios pode ser de, no máximo, 10% da área total já construída. A empresa escolhida é responsável por todos os procedimentos documentais junto à prefeitura, como a solicitação de alvará para a execução do projeto e em qualquer outra circunstância. Os principais documentos solicitados pela prefeitura são: planta original do condomínio, planta original do condomínio feita pelos arquitetos e engenheiros responsáveis, anotação de responsabilidade técnica (ART) e a convenção de condomínio, que deve estar atualizada.

Aprovação do projeto na prefeitura

Quando for identificada a viabilidade da obra de expansão da sacada é preciso agendar uma assembleia de condomínio incluindo o grupo de condôminos interessados na obra e também o síndico. Esta reunião é para esclarecer possíveis dúvidas quanto ao projeto e mostrar a ideia para todos os presentes. Antes da convocação da assembleia de condomínio geral é importante informar a todos os participantes quanto aos possíveis custos da obra, formas de pagamento e quais são as suas principais características. Lembre-se, para que o projeto de expansão da varanda do condomínio siga em frente é preciso à aprovação de todos os condôminos. Com este documento em mãos, já pode iniciar o processo de arrecadação da verba e em seguida iniciar a execução de todo o projeto.

Notícia Patrocinada por: CondoBox

Categorias 

lateral09

lateral14

lateral16

Scroll to top